top of page

As etapas antes de começar a construir

  • Foto do escritor: Aldre Giuliane
    Aldre Giuliane
  • 23 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de ago. de 2022

Dentro do mundo da arquitetura temos várias etapas antes de começar a construção de fato. Isso se deve ao fato de deixarmos o projeto como o cliente pensou, afinal, estamos trabalhando com sonhos. Você já se perguntou quais são as etapas antes de começar a construir? Certamente se você já contratou um arquiteto para a sua obra passou por todos esses processos. Hoje, falaremos um pouco de cada um deles e o porquê eles são tão importantes em todo o processo.


ree

● Conceito : O conceito do projeto é toda a parte que antecede o desenho (as plantas) em si, é onde o arquiteto conversa com o cliente e entende o que ele quer, e com base nisso, pensa em um “norte” a ser seguido para que o projeto tenha um conceito relacionado ao cliente. Essa parte é extremamente importante para que o arquiteto entenda com o que ele está trabalhando e para que o cliente também se sinta seguro de que seus sonhos serão realizados.

● Projeto executivo : O projeto executivo é a etapa onde todo o projeto já foi realizado e ele está pronto para ser compatibilizado com outros projetos No projeto executivo temos todos os desenhos que serão enviados ao canteiro de obras para que tudo seja executado conforme o que está ali, é através dele que a compatibilização vai acontecer de modo a respeitar as formas que foram propostas.

● Projetos complementares: Os projetos complementares são todos os necessários para que um edifício/casa fique pronto por um todo, nessa etapa incluímos projetos estruturais, projetos hidráulicos e elétricos, prefeitura, órgãos públicos, dentre outros. Sem os projetos complementares não conseguimos deixar a obra completamente pronta, pois precisamos das saídas de água, eletricidade, da estrutura, dentre vários outros pontos para que o espaço seja habitável. E é nele que eliminamos as “supresas”, que dão prejuízos financeiros e de tempo.

● Aprovação em órgãos públicos: Os projetos, para serem construídos precisam ser aprovados por órgãos governamentais, no caso de residências a aprovação se dá mediante a prefeitura, assim conseguimos o alvará de construção para que a obra seja construída. Além da aprovação, outros processos burocráticos são necessários para que a casa esteja totalmente legalizada.


Todas as etapas antes de começar a construir são extremamente importantes no todo. Por isso, é tão importante a contratação de profissionais qualificados, pois além de termos pessoas que sabem o que estão fazendo com relação a obra, também já conhecem o dia a dia dos processos burocráticos e poderão auxiliar em todo o processo, fazendo com que tudo fique mais leve.

Comentários


bottom of page